Açores: Serviço da Evangelização, Catequese e Missão propõe itinerário quaresmal inspirado na caminhada sinodal

Angra do Heroísmo, Açores, 09 fev 2021 (Ecclesia) – O Serviço da Evangelização, Catequese e Missão da Diocese de Angra preparou um itinerário de Quaresma, inspirada na caminhada sinodal diocesana, para ser vivida até à Páscoa deste ano.

“As novas restrições impostas dificultam o encontro presencial e sugerimos que possamos aproveitar este tempo para fazer uma leitura do texto bíblico, uma reflexão e possamos sempre articular uma e outra a partir da nossa caminhada sinodal”, explicou o padre Igor Oliveira ao portal diocesano ‘Igreja Açores’.

O diretor do Serviço Diocesano da Evangelização Catequese e Missão explicou que os materiais disponibilizados, “de Santa Maria ao Corvo”, assentam no desafio levantado pela caminhada sinodal e é “uma campanha muito simples”.

Por usa vez, o padre Carlos Simas, delegado da catequese da Vigararia Nascente, que integra as ilhas de São Miguel e Santa Maria, assinala que enquanto se assiste “a uma paragem na vida, por causa da pandemia Covid-19, a Igreja não baixa os braços na fonte da sua missão” que é “evangelizar”.

O itinerário de vivência espiritual para a Quaresma, inspirado no logótipo da “Caminhada Sinodal da Diocese de Angra e Ilhas dos Açores”, “convida a recuperar o sentido da vida e da missão de evangelizadores”: “Enquanto agentes da pastoral da Igreja que se quer sempre viva, presente e atual, plena de sentido e de esperança no Senhor Ressuscitado”.

Os materiais para a caminhada quaresmal estão disponíveis online e pretendem manter “a chama da esperança” que “impulsiona, mesmo no meio das dificuldades” e sacerdotes, catequistas, “todos na mesma missão de anunciar a alegria, o amor e a esperança”.

O itinerário propõe a leitura de uma passagem bíblica em cada domingo da Quaresma, um esquema de meditação, e uma dinâmica para “cativar e desenvolver” os conteúdos através de colagens e picotagens, sobretudo junto das crianças para que “vivam esta proposta”.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que se inicia com a celebração das Cinzas (17 de fevereiro, em 2021), marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, este ano a 4 de abril.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top