Açores: Ser padre é combinar «felicidade e decisão»

Pedro Lima vai ser o primeiro sacerdote a ser ordenado por D. João Lavrador como bispo da Diocese de Angra

Angra do Heroísmo, Açores, 30 ago 2016 (Ecclesia) – Pedro Lima vai ser ordenado este sábado padre da Diocese de Angra, nos Açores, naquela que será também a primeira ordenação presidida por D. João Lavrador desde que assumiu os destinos da Igreja Católica no arquipélago.

Em declarações ao portal informativo ‘Igreja Açores’, o futuro sacerdote destaca este momento como o culminar de um percurso vocacional que combina “felicidade e decisão”.

Pedro Lima é natural da Paróquia das Angústias, no Concelho da Horta (Ilha do Faial) e a primeira interpelação surgiu através do contacto com o padre local, Júlio da Rosa, falecido em 2015.

Para o jovem, perder o seu pároco foi como perder um “pai” que o encorajou a seguir o chamamento que sentia.

 “Tenho pena dele já não poder assistir à minha ordenação”, lamenta Pedro Lima, que fez depois os estudos no Seminário Episcopal de Angra “como aluno único” do seu curso.

“Decidir seguir mais de perto o exemplo de Cristo é uma grande aventura. Implica arriscar, escolher, optar, confiar e, sobretudo, amar. Nunca esquecendo que o sinal mais visível do amor é a Cruz, a entrega o viver para o outro”, realça o jovem.

Quando concluiu o percurso vocacional no Seminário, foi ordenado diácono em janeiro deste ano.

Sobre a nova missão que aí vem, de sacerdote, Pedro Lima mostra-se apostado em ser ao mesmo tempo “pastor e discípulo”, pronto a “guiar” a comunidade cristã mas ao mesmo tempo “a escutar, a aprender e a caminhar” com ela.

O futuro padre sublinha ainda a importância do sacerdote ser exemplo e testemunho de vida “no meio de uma sociedade individualista e cómoda, despreocupada com o essencial e com os valores”.

“No meio disto tudo, ser testemunha da presença de Deus em todos os âmbitos da vida”, salienta.

Pedro Lima vai ser ordenado padre este sábado às 15h00 na igreja Matriz da Horta, na Ilha do Faial, naquela que será também a primeira ordenação presidida por D. João Lavrador, desde que assumiu a missão de bispo de Angra.

O novo sacerdote, de 23 anos, celebrará depois missa nova no domingo às 16h00, na igreja das Angústias, a sua paróquia de origem.

Esta será a 56.ª ordenação sacerdotal na Diocese de Angra, nos últimos 20 anos

JCP

Partilhar:
Scroll to Top