Angra do Heroísmo, Açores, 10 abr 2015 (Ecclesia) – O secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, padre José Manuel Pereira de Almeida, reflete hoje sobre “Saúde, Família e Ação Social de Proximidade” nas terceiras Jornadas de Primavera 2015, às 20h30 em Ponta Delgada.
As jornadas são promovidas pelo Serviço Diocesano da Pastoral Social em parceria com o Serviço para a Pastoral Familiar, também da Diocese de Angra, e o encontro aberto ao público realiza-se na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
Uma nota organização explica que as jornadas pretendem “refletir” sobre os “problemas sociais e financeiros” que têm afetado o país e os Açores “em particular” e “identificar estratégias” para sair “rapidamente desta situação”.
O convidado, padre José Manuel Pereira de Almeida, é doutorado em Teologia e professor na Universidade Católica Portuguesa é também médico especialista de Anatomia Patológica, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil.
Para além de secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social, é assistente Eclesiástico da Comissão Nacional Justiça e Paz e assistente Religioso da Cáritas Portuguesa, bem como pároco em Santa Isabel, Lisboa.
O sítio diocesano ‘Igreja Açores’ informa que a o vigário Episcopal da Ilha de São Miguel, o padre Cipriano Pacheco, preside à sessão de abertura.
Estas jornadas são bianuais, com edição na primavera e no outono, e começaram em maio de 2013.
IA/CB