Açores: Romeiros apoiaram novo plano pastoral dedicado à formação

Angra do Heroísmo, 20 out 2014 (Ecclesia) – Os dirigentes de mais de meia centena de ranchos dos Romeiros de São Miguel discutiram e apoiaram o Plano Pastoral do Movimento de Romeiros, que inclui a “novidade” e “ousadia” de um projeto formativo.

“No geral as pessoas ficaram entusiasmadas mas, como é natural, foram manifestadas algumas preocupações que resultam essencialmente da novidade e da ousadia do projeto formativo”, explicou o assistente espiritual do Movimento de Romeiros de São Miguel (MRSM), o padre Nuno Maiato, ao sítio de informação Igreja Açores.

De acordo com coordenador do MRSM, João Carlos Leite, o Plano Pastoral revela uma aposta na formação que “resulta das preocupações” transmitidas nas reuniões que promoveram, antes do verão, com “todos os responsáveis dos ranchos e clero, por ouvidoria (arciprestado)”.

João Carlos Leite destacou que o objetivo central deste plano de formação, programado para seis anos, passa “pelo crescimento interior de cada um” e pela “criação de um maior espirito de cooperação entre os agentes pastorais, pelo acompanhamento e  dinamização da pastoral do movimento nas paróquias e ouvidorias e pela promoção da comunhão com outras realidades eclesiais”.

Por isso, para desenvolverem o Plano Pastoral do Movimento de Romeiros de São Miguel vão ser formadas equipas de ação pastoral “nas áreas da comunicação, formação, pastoral e cultura”, informa o sítio de informação da Diocese de Angra.

De forma “descentralizada e com um máximo de 50 participantes em cada uma”, a formação dos romeiros vai-se realizar nos arciprestados que também agendam as ações de formação.

O assistente espiritual do MRSM acrescentou ainda que o objetivo, como movimento, é crescerem e abrirem-se: “Já conseguimos congregar mestres e contramestres, agora queremos ir mais longe e quando houver um pedido nas ouvidorias lá estaremos a caminho”.

Nesta reunião foram ainda apresentados os novos instrumentos de comunicação do MRSM: A nova página na internet e a colaboração mensal no jornal ‘A Crença’, a partir de novembro.

A primeira reunião anual do Movimento de Romeiros de São Miguel realizou-se este domingo com a presença de dirigentes de mais de meia centena de ranchos, na Escola Secundária da Lagoa.

IA/CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top