Ponta Delgada, Açores, 29 mar 2014 (Ecclesia) – Os jovens das escolas básicas e integradas de Ponta Delgada (Ilha de São Miguel, Açores) vão fazer, este sábado, uma romaria quaresmal.
A XIII romaria escolar é organizada pelo Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar (SDAPE), daquela ilha do arquipélago açoriano e conta com a participação de todas as escolas básicas e integradas de Ponta Delgada, disse ao portal da diocese o responsável pela organização, Bento Aguiar.
Nesta romaria pode participar toda a comunidade educativa, desde alunos, professores, funcionários e pais e tem a saída marcada na Escola Secundária das Laranjeiras, às 4h30 de sábado, faz uma paragem para almoço nas Feteira (11h30) e termina às 17h30 na Várzea, onde será “celebrada uma eucaristia”, realça.
Esta iniciativa pretende contribuir para a manutenção desta “tradição identitária” e “as romarias traduzem uma marca” da religiosidade popular açoriana, sublinha Bento Aguiar.
Durante a Romaria, os organizadores contam com a colaboração do Rancho de Romeiros de São Pedro, que este ano, envia dois «seniores» para acompanhar os alunos e “orientar as paragens, as entradas nas igrejas, as orações e as próprias meditações”, lê-se.
Na quarta-feira que antecedeu a romaria, houve uma preparação e foi entregue a todos os participantes “um livro com as orações e os cânticos” e aos participantes é exigido também que tenham “um lenço e um terço”.
LFS