Iniciativa criada em outubro de 2011 permitiu apoiar «cerca de 130 pessoas desfavorecidas» na Paróquia de São José, em Ponta Delgada
Ponta Delgada, Açores, 23 out 2012 – O Centro Paroquial de Bem Estar de São José, em Ponta Delgada, responsável pela promoção do projeto “São Lucas”, de apoio aos mais desfavorecidos, anunciou hoje a renovação da iniciativa “por mais um ano”.
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, aquela entidade, que atua em rede com os vários movimentos sociocaritativos da região, sublinha que a época de crise “deve ser encarada como uma oportunidade de sensibilizar a comunidade para a urgência de criar novas soluções de ajuda aos mais pobres”.
A instituição da Ilha de São Miguel destaca também o desafio à “caridade” presente no início do Ano da Fé e na comemoração do 50.º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II.
“No último ano”, o Plano “São Lucas”, que conta com a colaboração da Conferência Vicentina, das Religiosas de Maria Imaculada e do Instituto do Bom Pastor, permitiu “apoiar cerca de 130 pessoas desfavorecidas”.
A ação daquela rede solidária, reforçada com cerca de meia centena de voluntários, não ficou apenas pela resolução de problemas mas estendeu-se à prevenção de situações de risco.
Em junho último, 50 famílias carenciadas beneficiaram de um ciclo de formação sobre “partilha de boas práticas” financeiras e sociais.
JCP