Açores: preparação para a Festa do Senhor Bom Jesus Milagroso

No Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus Milagroso, em São Mateus do Pico (Açores), inicia-se esta Terça-feira, 27 de Julho, o novenário de preparação para a Festa do Senhor Bom Jesus Milagroso com a solene transladação da Imagem do Senhor Bom Jesus, da Sua capela, para o trono da capela-mor.

Em todos os dias do novenário haverá exposição do Santíssimo Sacramento e celebração do Sacramento da Reconciliação pelas 18 horas e pelas 19 horas a novena com a celebração da Eucaristia. Durante os dias do novenário o Santuário estará aberto até à meia-noite.

Na Vigília da Festa, a 5 de Agosto, haverá pelas 18 horas exposição do Santíssimo Sacramento e celebração do Sacramento da Reconciliação e às 19 horas a celebração da Eucaristia, havendo novamente das 21h30 às 23h30 a celebração do Sacramento da Reconciliação.

Nos dias 5, 6 e 7 de Agosto haverá os tradicionais arraias com a actuação das nove filarmónicas que se incorporarão na procissão, terminando as festas deste ano com a actuação do grupo de música de inspiração cristã JC BAND, no do 7 de Agosto pelas 23h30.

Na madrugada do dia 6 de Agosto haverá uma vigília de oração que se inicia à uma da manhã com o acolhimento das duas peregrinações que sairão pelas 22 horas do dia 5 de Agosto das Igrejas da Madalena e da Silveira. Chegadas as peregrinações haverá exposição do Santíssimo Sacramento com confissões e pelas 2 horas da manhã a Eucaristia. Terminada a Eucaristia haverá novamente exposição do Santíssimo Sacramento até às 8 horas da manhã, hora em que encerará a vigília de oração com a bênção do Santíssimo e haverá a Alvorada pela Filarmónica Lira de São Mateus.

No dia 6 de Agosto, dia da Solenidade do Senhor Bom Jesus, durante a manhã haverá Missa às 8h30 e às 11 horas, sendo a Solene Concelebração Eucarística da Festa pelas 16h30 e a Solene Procissão pelas 18 horas. Na procissão além das Venerandas Imagens do Senhor Bom Jesus Milagroso, de Nossa Senhora da Compaixão e de São João Evangelista, incorporar-se-á a Imagem do Beato João Baptista Machado, Padroeiro da Diocese de Angra, para assinalar os 475 anos da criação da mesma. Ainda durante o dia 6 de Agosto haverão dois momentos de celebração do Sacramento da Reconciliação, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas.

No dia 7 a Missa de encerramento será pelas 20 horas terminando com a solene transladação da Veneranda Imagem do Senhor Bom Jesus, do trono da capela-mor para a Sua capela. Terminada a celebração haverá no Santuário a actuação do Coro Litúrgico Cante Connosco da Zona Pastoral da Madalena.

Preside à festa deste ano D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra, sendo o novenário orientado pelo Cón. Gregório Rocha, Reitor do Seminário Episcopal de Angra, que abordará o tema: “O Bom Jesus Sinal do Amor do Pai”.

A alocução do final da Solene Procissão será proclamada pelo Pe. Marco Luciano da Rosa Carvalho, Ouvidor Eclesiástico da Horta.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR