Cerimónia está marcada para 25 de maio, dia da região autónoma, na Ilha das Flores
Angra do Heroísmo, Açores, 25 mai 2015 (Ecclesia) – A Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres vai ser hoje condecorada, dia da Região Autónoma dos Açores, na sequência de uma decisão do parlamento local.
De acordo com o portal informativo Igreja Açores, o organismo que funciona como “principal promotor das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres”, uma das festas religiosas anuais mais emblemáticas do território açoriano, vai ser distinguido em conjunto com mais outras 25 figuras e entidades.
Entre elas, o antigo secretário da Agricultura e Pescas, Adolfo Lima, o ex-secretário regional das Finanças, Roberto Amaral, o escritor Vamberto Freitas, o meteorologista Anthímio de Azevedo, falecido em 2014, e o antigo presidente da autarquia de Ponta Delgada, João Gago da Câmara, neste caso também a “título póstumo”.
Entre várias entidades, refere a mesma nota, serão igualmente condecoradas a Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves e a Associação Cultural “Maré de Agosto”.
A cerimónia de entrega das condecorações está marcada para o concelho das Lajes das Flores (Ilha das Flores), que assinala este ano cinco séculos de evangelização.
Recorde-se que as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que todos os anos trazem milhares de emigrantes portugueses de volta aos Açores, tiveram lugar em Ponta Delgada de 8 a 14 de maio.
JCP