Açores: Padres não são «funcionários do sagrado», afirma bispo de Angra

D. António de Sousa Braga celebrou Missa Crismal, esta terça-feira, na Ilha Terceira

Angra do Heroísmo, 16 abr 2014 (Ecclesia) – O bispo de Angra, D. António de Sousa Braga afirmou esta terça-feira que a “diminuição” do número de sacerdotes não pode transformá-los em “meros funcionários do sagrado.

D. António de Sousa Braga presidiu à Missa Crismal esta terça-feira, na Catedral de Angra , dirigindo palavras de incentivo aos sacerdotes para que promovam uma verdadeira cultura do encontro. 

“Com a diminuição dos efetivos não podemos deixar-nos transformar em meros funcionários do sagrado. É preciso ter tempo para acolher e dialogar com as pessoas. Trata-se de ter tempo seja para a confissão individual, como para a direção espiritual”, sublinhou D. António de Sousa Braga na homilia da Missa Crismal desta terça-feira.

Durante a Missa Crismal, em que foram abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos para a celebração dos sacramentos nas várias comunidades paroquiais da Diocese de Angra, D. António de Sousa Braga convidou todo o clero da Terceira, a renovar as suas promessas sacerdotais.

O prelado deixou alguns conselhos aos sacerdotes, como por exemplo o facto de a “homilia ser um momento privilegiado de evangelização” sendo por isso necessário que seja “simples direta e adaptada, contendo sempre um sentimento e uma mensagem”, pois “não é nem uma aula nem uma conferência e deve utilizar a linguagem e as comparações que o destinatário perceba”.

D. António de Sousa Braga apelou aos padres da diocese para que entendam o evangelho e o expliquem “relacionando-o com as situações humanas”, refere o portal da Diocese de Angra.

“As leituras de domingo ressoarão no coração do povo se primeiro ressoarem no coração do Pastor, sem nunca esquecer quem são os destinatários”, disse.

 “É preciso pregar ao povo como uma mãe fala aos filhos”, disse D. António de Sousa Braga pedindo por isso aos sacerdotes que “não fiquem comodamente à espera das pessoas” mas que “procurem ir ao seu encontro”.

MD/PR

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR