Ponta Delgada, Açores, 12 mai 2012 (Ecclesia) – O núncio apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, reconheceu hoje o “significado profundíssimo” das Festas do Senhor Santo Cristo de Ponta Delgada, quer para os católicos que vivem nas ilhas quer para os que emigraram.
“Aqueles que por circunstâncias da vida tiveram que emigrar sentem muito forte a ligação à sua terra através desta devoção [ao Santo Cristo]”, considerou representante diplomático da Santa Sé, em declarações aos jornalistas, na ilha de São Miguel.
O arcebispo italiano foi recebido pelo presidente do Governo Regional, Carlos César, o qual destacou, por seu lado, a importância do papel desempenhado pela Igreja Católica no arquipélago.
A imagem do Senhor Santo Cristo foi oferecida pelo Papa Paulo III (exerceu o pontificado entre 1534 e 1549) ao primeiro grupo de religiosas que quis fundar um convento em São Miguel, tendo-se deslocado a Roma para pedir a respetiva autorização.
A primeira procissão em honra do Santo Cristo aconteceu em 1700, realizando-se todos os anos no quinto domingo depois da Páscoa.
Lusa/OC