Açores: No Santo Cristo «aprendemos a ser verdadeiramente humanos» – D. João Lavrador

Presidente da República vai participar na procissão deste domingo, em Ponta Delgada

Ponta Delgada, Açores, 19 mai 2017 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Angra afirma as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres ajudam a ser "verdadeiramente humanos" e deseja que todos "encontrem os caminhos da felicidade que procuram".

“N’Ele aprendemos a ser verdadeiramente humanos, vivendo os valores que dignificam o ser humano mas também valorizar todas as dimensões das pessoas entre as quais estão a sua relação com Deus e com os irmãos”, afirma D. João Lavrador na mensagem publicada no portal de notícias ‘Igreja Açores’.

Numa saudação a todos os açorianos e visitantes que vão participar na festa que começa hoje, o bispo de Angra explica que o Santo Cristo ajuda a percorrer o caminho da “entregue total a Deus e aos irmãos”.

“Percorrendo o caminho da cruz, mas igualmente o caminho do amor e da vida”, observa.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também vai participar nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada, mais concretamente, na procissão deste domingo, a partir das 15h45, informou a presidência numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres vão ser presididas pelo bispo de Fall River, Estados Unidos da América, D. Edgar da Cunha.

“O bispo exerce o seu ministério numa comunidade onde existem muitos açorianos e conhece bem a sua fé e devoção ao Senhor Santo Cristo”, afirma o reitor do santuário de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, divulga o sítio diocesano ‘Igreja Açores’.

Há um ano à frente do Santuário, o cónego Adriano Borges explica que a comunidade açoriana da diáspora tem uma “fortíssima ligação” a estas festas e a presença do bispo de origem brasileira será “um momento oportuno que fortalece ainda mais essa ligação.

D. Edgar da Cunha que preside às estas festas pela primeira vez vai contar também com a presença do bispo de Angra, D. João Lavrador, e o prelado emérito do arquipélago, D. António de Sousa Braga.

As festas do Senhor Santo Cristo são as mais importantes festas religiosas dos Açores reunindo milhares de pessoas em volta da imagem do “Ecce Homo”.

Os momentos altos da festa religiosa são a procissão da mudança da imagem, este sábado à tarde, e no domingo, a procissão quando o andor passa pelas principais ruas de Ponta Delgada, durante quase quatro horas.

Nos dias da festa é colocada uma capa no Senhor Santo Cristo que foi oferecida por um devoto e adornada com joias que fazem parte do seu tesouro, com destaque para o resplendor.

O resplendor chegou ao santuário açoriano a 24 de abril de 1786, transportado na corveta comercial Senhora Mãe de Deus.

A imagem do Senhor Santo Cristo venerada no Arquipélago dos Açores é uma representação em madeira da Paixão de Cristo e está aberta ao culto no Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR