Angra do Heroísmo, Açores, 18 out 2024 (Ecclesia) – O Serviço diocesano à Juventude de Angra, com o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, vai dinamizar a iniciativa ‘Às sextas no Convento há jovens animados pela Esperança’, a partir de hoje, em Ponta Delgada.
“Trata-se de uma proposta que visa mobilizar os jovens para um caminho de encontro com Jesus”, explica a organização, informa o portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
O programa destes encontros vai começar “sempre com atendimento e direção espiritual”, com a possibilidade de celebrar o Sacramento da Reconciliação, “ou um simples momento de escuta”, a partir das 18h30 locais, a celebração da Eucaristia, às 20h00, na igreja de Nossa Senhora da Esperança, seguindo-se o convívio.
‘Às sextas no Convento há jovens animados pela Esperança’ é uma iniciativa semanal do Serviço à Juventude da Diocese de Angra, realizada em conjunto com o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, às sextas-feiras, a partir das 18h30 locais (mais uma hora em Portugal continental).
O beato Carlo Acutis, é patrono do Serviço diocesano à Juventude, e, em cada sexta-feira, os jovens vão conhecer um aspeto biográfico ou da espiritualidade deste jovem italiano (1991-2006) que faleceu com 15 anos vítima de leucemia.
O beato italiano, considerado como o “santo padroeiro da internet”, vai ser canonizado em “data a determinar”, informou a Santa Sé, o Papa Francisco aprovou a publicação do decreto que reconhece um milagre atribuído à intercessão de Carlo Acutis, abrindo assim caminho à canonização do adolescente, no dia 23 de maio de 2024.
O encontro ‘às sextas no Convento há jovens animados pela esperança’, tem como destinatários os jovens mas é “aberto a quem quiser participar”, vai ter o acompanhamento alternado dos padres João da Ponte, Nuno Maiato e Nuno Pacheco de Sousa, os três sacerdotes que fazem parte da nova equipa do Serviço diocesano à Juventude de Angra, informa o sítio online ‘Igreja Açores’.
O Serviço de Juventude está a realizar um processo de escuta dos jovens, e lançou um inquérito online, que pode ser respondido até ao dia 28 de outubro, para ser discutido numa Assembleia de Jovens, entre 1 e 3 de novembro, na ilha Terceira, no contexto do início do ano pastoral 2024/2025 na Diocese de Angra.
Este serviço diocesano – que integra a pastoral juvenil, a pastoral vocacional e a pastoral universitária – tem uma nova coordenadora, Gisela Baptista, que foi nomeada no dia 25 de julho, resumiu nas palavras “unidade e presença” os grandes desafios para o ano pastoral 2024/2025.
CB