Açores: Jubileu da Misericórdia vai dominar conversa com o Papa

D. António de Sousa Braga fala num momento de transição na vida da Diocese de Angra

Angra do Heroísmo, Açores, 03 set 2015 (Ecclesia) – O bispo de Angra vai realizar a sua terceira e “última” visita ‘ad Limina’ a Roma onde vai conversar com o Papa sobre a vida desta Igreja local e “sobretudo” sobre as iniciativas” para o Jubileu da Misericórdia.

Segundo D. António de Sousa Braga, a visita entre os dias 7 e 12 de setembro é essencialmente de “cortesia e um momento especial para estar com o Santo Padre”, disse ao sítio online ‘Igreja Açores’.

Para o prelado, o encontro desta segunda-feira, dia 7 de setembro, é uma oportunidade de falar “sobretudo das iniciativas do Ano Santo da Misericórdia”, concretamente sobre o programa a desenvolver na diocese.

Os bispos portugueses tiveram de responder a um relatório sobre a realidade da diocese, que enviaram em abril para a Santa Sé, e vão ter reuniões nos diversos dicastérios da Cúria Romana.

 “Foi um processo que envolveu todas as comunidades, movimentos e serviços, com uma forte participação sobretudo dos responsáveis”, observou o bispo de Angra.

Esta é a terceira visita ‘ad Limina’ de D. António de Sousa Braga, em 19 anos de episcopado, tendo-se encontrado com o Papa emérito Bento XVI, em novembro de 2007, e com o seu antecessor, o Papa São João Paulo II, em 1999.

O bispo de Angra revelou que é “com enorme prazer” que participa na sua “última” visita ‘ad limina’ nestas funções e contextualiza que está próxima a sua resignação, uma vez que vai fazer 75 anos a 15 de março de 2016.

Em 2016 o prelado celebra também 20 anos de episcopado (30/06/1996) e adianta que já se está “num processo de transição com a vinda de um novo bispo”.

IA/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top