No encerramento das festas do Senhor Bom Jesus Milagroso, na Ilha do Pico
Angra do Heroísmo, Açores, 08 ago 2017 (Ecclesia) – O padre Jacob Vasconcelos, o mais novo sacerdote da Diocese de Angra, afirmou que a intervenção de Deus “não substitui a necessidade do esforço” humano, na Eucaristia de encerramento das festas do Senhor Bom Jesus Milagroso.
“Mesmo perante as fomes de hoje, Jesus continua a implorar-nos: Dai-lhes vós mesmos de comer, porque há recursos e bens para todos! Quantas vezes nos queixamos de que Deus não age… Quando devíamos ser nós a agir”, disse o jovem sacerdote, esta segunda-feira, na Ilha do Pico.
O sítio online diocesano ‘Igreja Açores’ informa que o padre Jacob Vasconcelos apelou aos peregrinos para não serem “cristãos de pantufa”.
Na última celebração da festa do Senhor Bom Jesus Milagroso no Pico, o sacerdote explicou que é necessário resistir à tentação de permanecer numa zona “de conforto” e de “comodidade”.
“Muitas vezes, gostaríamos que os milagres e ação de Deus fizessem o nosso lugar, que pudéssemos permanecer de braços cruzados. Não! A intervenção de Deus não substitui a necessidade do nosso esforço”, sublinhou.
A partir da liturgia desta segunda-feira, o padre Jacob Vasconcelos observou ainda que a insatisfação permanente da sociedade está relacionada com “a constatação de que o que se tem não chega”.
Neste contexto, lamentou o egoísmo e a falta de disponibilidade para ajudar a resolver os problemas dos mais próximos e realçou que “Jesus pede ao discípulo que dê tudo, mesmo que pareça pouco”, afinal “cinco pães e dois peixes são o símbolo da totalidade”.
“Jesus serve-se da generosidade dos homens e faz chegar os seus dons a todos”, concluiu o sacerdote, natural de Ponta Delgada, que foi ordenado a 1 de julho na ilha das Flores.
O sítio ‘Igreja Açores’ informa ainda que o bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, presidiu este domingo à festa do Bom Jesus Milagroso, que teve com lema a frase de Maria nas Bodas de Canã ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’, e o novenário teve como pregador o padre Marco Bettencourt Gomes
CB