Roteiro potencia «manifestação autêntica da açorianidade», diz responsável político
Angra do Heroísmo, Açores, 17 ago 2015 (Ecclesia) – O Governo Regional dos Açores anunciou este domingo que vai publicar um roteiro interativo com “mais de 200 festas do Espírito Santo no arquipélago e na diáspora”, a ser apresentado nos Estados Unidos da América (EUA), este mês.
“Nós já temos mais de 200 festas recolhidas e informação que já está no ‘site’. Tem a ver com a história das festas, fotografias e datas. É um ‘site’ bilíngue que permitirá, numa perspetiva do turismo cultural e religioso, também potenciar essa manifestação autêntica da açorianidade”, disse o subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas.
À Agência Lusa, Rodrigo Oliveira explicou que o ‘Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores e Comunidades’ vai fazer um mapeamento das festas “existentes nos Açores e na diáspora” e a apresentação oficial é feita nas “grandes festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra”, nos EUA, onde está radicada uma grande comunidade de emigrantes açorianos.
As Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra têm este ano como “convidados especiais” o bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, o diretor regional das Comunidades Açorianas, Paulo Teves e um empresário, e realizam-se entre 26 e 31 de agosto em Fall River.
“Faz todo o sentido este gesto de homenagem e apresentar em primeira mão este roteiro nestas festas”, observou o responsável político, que apenas nessa data releva o endereço e outros aspetos do projeto.
Este é um “processo dinâmico e em construção permanente”, que envolveu as direções regionais das Comunidades, da Cultura e do Turismo do Governo dos Açores, e a página na internet que vai ter um motor de busca conta com “mais de 30 artigos científicos” pode-se ouvir também o hino do Espírito Santo e ver partituras para filarmónicas e coros associadas a esta temática.
“Será um portal o mais abrangente possível, que não se quer limitado temporalmente, nem fechado, mas essencialmente uma ponte de diálogo entre as nossas festas de cariz popular aqui nos Açores e na diáspora”, acrescentou ainda Rodrigo Oliveira.
Nesse sentido, as mais de 200 festas identificadas englobam tradições nos Açores, Portugal continental, Canadá, EUA, Brasil, Bermuda e Havai.
O portal online da Diocese de Angra contextualiza que as celebrações do Espírito Santo neste arquipélago começam depois da Páscoa e “prolongam-se até ao oitavo domingo seguinte”, da Santíssima Trindade.
“Chegam a decorrer até ao verão, por causa do regresso de muitos emigrantes e constituem um dos festejos com maior expressão nos Açores”, acrescenta o sítio Igreja Açores sobre celebrações que apresentam “diferenças de ilha para ilha e até mesmo entre freguesias”.
IA/CB