Ponta Delgada, Açores, 29 nov 2012 (Ecclesia) – O Instituto São João de Deus (ISJD) em Ponta Delgada tornou-se no primeiro organismo de cariz social açoriano certificado a nível europeu, pelo trabalho desenvolvido com as Casas de Saúde de São Rafael e São Miguel.
A distinção, confirmada esta quarta-feira pela Associação Portuguesa da Qualidade, premeia uma entidade que, “com recursos muito inferiores a outros serviços similares”, desempenha os seus serviços com “eficácia e eficiência” e assegura “ganhos de saúde e qualidade de vida” para todos os seus utentes, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Ligado à Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, o ISJD gere atualmente oito centros assistenciais a nível nacional, dois deles no Arquipélago dos Açores.
“Os índices de satisfação” dos utentes na região “são francamente elevados, com valores médios superiores a 4,2 valores (escala 1 a 5) e avaliação positiva superior a 95%”.
Quanto ao impacto socioeconómico que a ação do ISJD tem na sociedade açoriana, a auditoria identificou “uma mais-valia, por ano, superior a 11 milhões e 800 mil euros”, número “comprovado pelo testemunho de familiares, parceiros e entidades públicas” locais.
JCP