Projeto era um sonho antigo da Diocese de Angra
Angra do Heroísmo, Açores, 23 abr 2015 (Ecclesia) – O bispo de Angra, D. António Sousa Braga, inaugurou esta quarta-feira em São Miguel o Centro Pastoral Pio XII, cumprindo assim um sonho que a diocese açoriana alimentava há 15 anos.
Na cerimónia de abertura oficial da infraestrutura, o prelado destacou a “perseverança dos padres e dos serviços de São Miguel” que tornou possível a concretização do projeto, no meio de “várias peripécias”.
O novo Centro Pastoral, especialmente dotado para acolher todo o tipo de iniciativas católicas, a nível local e diocesano, desde retiros a outros eventos, é visto como uma oportunidade de “dar uma vida nova” à ação da Igreja junto das populações.
Durante a eucaristia que precedeu a bênção e inauguração do espaço, D. António Sousa Braga apelou a uma “pastoral de proximidade”.
“Não basta pregar ou dizer; é preciso ir ao encontro e ser capaz de acolher”, apontou o bispo de Angra.
Construído a partir do antigo Seminário de Santo Cristo, na Ilha de São Miguel, o Centro Pastoral Pio XII está equipado com um auditório com capacidade para 180 pessoas e 19 quartos duplos, com casa de banho e acesso para pessoas portadoras de deficiência, entre outras comodidades.
No total, os trabalhos de reconversão, ampliação e posterior modernização do edifício, da responsabilidade do arquiteto Gomes de Menezes, envolveram um custo superior a um milhão de euros e tiveram a duração de cerca de um ano.
IA/JCP