Açores: Ilhas do Faial e Pico unidas por voto após erupção vulcânica de 1718

Açores: Ilhas do Faial e Pico unidos por um voto com 300 anos

Angra do Heroísmo, Açores, 01 fev 2018 (Ecclesia) – O bispo de Angra, D. João Lavrador, vai presidir às celebrações evocativas da passagem dos 300 anos do voto que as populações das ilhas do Faial e do Pico fizeram na sequência da erupção vulcânica de 1718.

D. João Lavrador “preside às duas celebrações”, hoje na Praia do Almoxarife, no Faial, e esta sexta-feira  na Ermida de Nossa Senhora dos Milagres, no Cachorro, na ilha do Pico, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo convida os diocesanos, particularmente das ilhas do Faial e do Pico, a “renovarem hoje” a mesma crença dos seus antepassados na ação criadora de Deus, como “Senhor dos acontecimentos e da história”.

Numa mensagem de congratulação pelo voto feito há 300 anos pelas comunidades do Faial e do Pico, D. João Lavrador lembra que “o voto feito em época muito remota e distinta da nossa atual, pode ajudar nos tempos de hoje a nortear a consciência da ação de Deus no mundo, na história e na sociedade”.

Este selo de amizade entre as duas comunidades açorianas surge na sequência das erupções vulcânicas e dos abalos de terra em 1718, “que assutados com a situação que a natureza lhes oferecia e perante a ausência de auxílio terreste, elevaram ao céu as suas preces e fizeram os seus votos”, realça a nota.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top