Angra do Heroísmo, Açores, 20 abr 2018 (Ecclesia) – A Pastoral Juvenil na Ilha do Faial, Diocese de Angra, dinamiza o seu primeiro encontro de pré-seminário, a partir das 10h00 deste sábado, na Paróquia dos Flamengos, no contexto da Semana de Oração pelas Vocações 2018.
Com o encontro a organização pretende reunir adolescentes e jovens “em discernimento vocacional” e apresentar “a vocação sacerdotal e acompanhando aqueles que possam sentir este chamamento”.
O sítio online diocesano ‘Igreja Açores’ informa que a iniciativa deste sábado vai ser o primeiro de vários encontros que vão ser realizados em 2018.
“Sensibilizar os jovens para a questão vocacional e acompanhar de uma forma melhor aqueles que se sintam chamados ao sacerdócio”, é o objetivo da Ouvidoria da Horta.
No atual ano letivo 2017/2018 não há nenhum seminarista faialense no Seminário de Angra e a diocese assinala que o último sacerdote ordenado da ilha do Faial foi em 2013.
O primeiro encontro de Pré-Seminário no Faial realiza-se no contexto da 55.ª Semana de Oração pelas Vocações, este ano intitulada ‘Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor’, que termina este domingo mas na Diocese de Angra o programa realiza-se ao longo de duas semanas.
Também este sábado, o Serviço diocesano da Pastoral das Vocações e Ministérios dinamiza uma ‘Feira Vocacional’, na Paróquia de São Sebastião, na Ilha Terceira.
No dia seguinte, 22 de abril, é celebrada uma jornada de oração com a instituição de acólito do seminarista Fábio Carvalho, aluno do Seminário Episcopal de Angra a frequentar o 5.º ano, na Paróquia de São Pedro da Ribeirinha, na mesma ilha.
A Igreja Católica em Portugal preparou um guião para a semana de oração que inclui a mensagem do Papa Francisco, uma proposta de rosário vocacional e Lectio Divina, uma vigília de oração e catequeses para crianças e para jovens.
CB