Açores: Ilha de São Jorge retoma celebrações, ainda «pouco participadas»

Pároco fala em «apreensão», perante crise sismovulcánica, e admite que algumas pessoas que «já não vão voltar»

Foto: Igreja Açores

Velas, Açores, 04 abr 2022 (Ecclesia) – O padre António Azevedo, pároco da Matriz de São Jorge (Matriz das Velas), da Urzelina e da Beira, nos Açores, disse hoje à Agência ECCLESIA que as celebrações deste domingo foram “pouco participadas” e acredita que “muitas das pessoas que estão fora da ilha já não vão voltar”.

“Era necessário retomar as celebrações como forma de apaziguar e dar esperança às pessoas mas as celebrações de domingo foram pouco participadas, com numero reduzido de pessoas, porque há também muitas das pessoas fora de sua casa”, referiu o sacerdote.

O responsável espera “que no próximo domingo” as pessoas comecem a voltar, haja mais informação e possa “haver outra confiança”.

“Foram muitas pessoas para outras ilhas, para o Pico, para a Terceira, começam a voltar aos poucos mas até acredito que haja pessoas que já não vão voltar à ilha, definitivamente, e que vão procurar organizar a vida de outra forma”, explica.

Nas celebrações deste doming,o o padre António Azevedo assegurou a “oração pelo fim da Covid, da guerra e desta realidade da ilha” e até foi possivel um “momento de convívio em pequenos grupos”, mas “com muita apreensão”.

Como pároco entende a sua “missão estando presente” mas tal não é possível para o padre António Azevedo que, apesar de se ter mantido na freguesia, “não encontra ninguém nos caminhos e as pessoas estão em suas casas”.

“Não se vê ninguém nos caminhos e há um medo generalizado, isto foi um grande susto”, aponta.

O padre António Azevedo reforça a “confiança e a mensagem de felicidade” que a fé traz.

“Nestas alturas mesmo há que alimentar a fé para que as coisas passem o mais rápido possível”, refere.

A ilha de São Jorge enfrenta uma crise sismovulcância que já provocou alguns abalos de terra mais violentos, sentidos pelas populações, e obrigou à evacuação de pessoas, com interdição de vários locais.

SN

Açores: Celebrações retomadas no Concelho das Velas, em São Jorge

Partilhar:
Scroll to Top