Açores: Igreja quer desenvolver ação encontro e saída missionária

Bispo publica guia com orientações para novo ano pastoral

Angra do Heroísmo, Açores, 19 ago 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Angra propõe para o novo ano pastoral, que começa a 5 de outubro, o tema ‘Da alegria do Evangelho à saída missionária da Igreja’ e pretende desenvolver uma “nova caminhada de conversão pastoral e missionária”.

“No ano pastoral 2014/2015, vamos procurar pôr em movimento este processo de uma nova saída missionária da igreja desencadeando a caracterização da identidade do povo açoriano; uma avaliação aprofundada da realidade da igreja Diocesana e a sinalização das várias periferias para a nova saída Missionária”, escreveu D. António de Sousa Braga, na carta programática que serve de prefácio às orientações diocesanas.

“O objetivo é passar de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária”, onde a Igreja se abra e se “aproxime num verdadeiro encontro”, explica o bispo de Angra tendo como guia a exortação apostólica do Papa Francisco, ‘Alegria do Evangelho’.

O guia ‘Da Alegria do Evangelho à Saída Missionária da Igreja’, com 72 páginas, é composto por dez capítulos.

Na carta programática, o bispo diocesano, revela que o desafio de uma “nova ‘saída’ missionária da Igreja” é transmitir o Evangelho, que é imutável, a “um mundo em mudança” alterando a atuação da pastoral.

“Urge, pois, promover adequadas iniciativas de Formação Permanente para sacerdotes, religiosos e leigos a partir da Exortação Apostólica do Papa, para ir aprofundando as implicações práticas desta «nova ‘saída’ missionária» da Igreja”, alerta D. António de Sousa Braga.

O bispo cita o Conselho Presbiteral, no item da ‘Cultura do encontro’, e assinala que primeiro é preciso conhecer “mais e melhor a realidade insular e as suas periferias” através do “muito material” que existe disperso: “Uma realidade cultural rica e diversificada, em profunda mudança; uma realidade problemática, económica e socialmente”, desenvolve.

“Urge reunir o que existe, recorrer às instâncias adequadas, para chegar a um conhecimento, o mais completo e objetivo, da realidade, em que estamos inseridos”, acrescentou o prelado que destaca a “opção pelos últimos, pelos mais pobres”.

“Desencadear o processo de análise e revisão das respostas das instâncias e Serviços Pastorais da Diocese”, é o terceiro objetivo específico do novo ano pastoral na Diocese de Angra, depois de formação dos agentes pastorais e caracterização da realidade açoriana.

D. António de Sousa Braga revela ainda que durante o novo Ano Pastoral 2014-15, a Igreja nos Açores vai acompanhar os grandes acontecimentos eclesiais da Igreja Universal, como “a preparação e realização das duas Assembleias Gerais do Sínodo dos Bispos sobre a Família; o Ano da Vida Consagrada em 2015 e o Dia Mundial da Juventude”.

A versão impressa deste documento, composta por três mil exemplares, vai ser distribuída pelas ouvidorias (arciprestados) da diocese a partir do dia 1 de setembro, informa o Portal da Diocese.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top