Angra do Heroísmo, Açores, 16 jul 2015 (Ecclesia) – A igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Ponta Delgada, Diocese de Angra, vai reabrir hoje, no dia da festa da padroeira.
“A Igreja de Nossa Senhora do Carmo está classificada como imóvel de interesse público desde 28 de Julho de 1981 (Resolução n.º 58/81, publicada em Jornal Oficial)”, destaca o portal de informação ‘Igreja Açores’.
A igreja vai estar aberta a “todos os fiéis até ao fim da tarde” e, segundo o portal de informação, pode-se “apreciar” o som do Órgão de Armário de 1794, “construído por Joaquim António Peres Fontanes e restaurado por Dinarte Machado, em 1989”.
O templo, que “não está habitualmente aberto ao culto”, foi sede do já extinto Tribunal da Relação dos Açores e recebeu também o Quartel-general da 10.ª Divisão Militar; a Polícia; o Governo Civil; e a Junta Geral do Distrito e Junta Regional.
A igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, possui uma fachada em estilo barroco com três portais, sendo o seu interior de nave única com teto de abóbada pintado e data do século XVIII.
“O retábulo do altar-mor e laterais são de talha policromada e na capela-mor está ainda representado o brasão de armas da família Andrade de Albuquerque”, acrescenta o sítio Igreja Açores.
IA/CB