Açores: Governo regional quer investir 1,8 milhões de euros na recuperação de património religioso

Angra do Heroísmo, Açores, 28 out 2014 (Ecclesia) – O plano de investimentos do Governo Regional dos Açores, que vai ser sujeito a aprovação em novembro, prevê a aplicação de mais de 1,8 milhões de euros na recuperação do património religioso do arquipélago.

De acordo com o portal “Igreja Açores”, em causa está a realização de obras de recuperação no valor de 845 mil euros “nas igrejas do Faial e do Pico”, que foram “destruídas pelo sismo de 1998”.

A medida do Governo Regional poderá também beneficiar “as igrejas das Manadas, na Ilha de São Jorge, e do Colégio dos Jesuítas, na Ilha Terceira, nestes casos com intervenções avaliadas em cerca de 544 e 471 mil euros.

Na proposta de investimentos está ainda inscrita uma verba de 15 mil euros que será reservada para dar andamento ao “processo de inventariação dos bens móveis da Diocese de Angra”.

Um projeto que implica a “aquisição de equipamentos informáticos” e “de software” adequado aos trabalhos de inventariação dos “bens móveis, integrados e arquivos”.

Requer ainda a elaboração e implementação de “um plano de formação ao nível das diferentes ouvidorias”.

Caberá agora à Assembleia Legislativa dos Açores, em novembro, decidir sobre a viabilidade orçamental de todas estas medidas.

IA/JCP

Partilhar:
Scroll to Top