Açores: Faleceu o padre António Cassiano

Angra do Heroísmo, Açores, 14 jun 2021 (Ecclesia) – O padre António Cassiano faleceu este sábado, dia 12 de junho, vítima de doença prolongada, em Ponta Delgada, aos 78 anos de idade e 45 anos de ordenação sacerdotal, informa a Diocese de Angra.

O sacerdote aposentou-se há dois anos quando era pároco de São Pedro, em Vila Franca do Campo, e diretor do jornal ‘A Crença’, atividade que exerceu durante quase duas décadas.

O padre António Cassiano, natural das Furnas, entrou para o Seminário de Angra com 10 anos de idade, em 1954.

Após os estudos teológicos foi ordenado na Sé de Angra, a primeira paróquia onde desenvolveu trabalho pastoral, foi assistente da Juventude Operária Católica, dirigente sindical e um dos fundadores do ‘Grupo de Reflexão e Ação Pastoral’ (GRAP).

A diocese lembra que o exerceu o seu ministério sacerdotal em Angra, em São Jorge e na ouvidoria de Vila Franca do Campo, primeiro na Ribeira das Tainhas, na matriz de São Miguel Arcanjo e depois em São Pedro, onde além do trabalho pastoral foi responsável pela edificação do centro paroquial.

O padre António Cassiano recebeu a insígnia Autonómica de Mérito Cívico atribuída no dia dos Açores, pela Assembleia Legislativa dos Açores, A 20 de maio de 2013; A Câmara Municipal de Vila Franca atribuiu o seu nome a uma rua, em 2007.

O sítio online ‘Igreja Açores’ informa que a Missa de corpo presente e o funeral do padre António Cassiano realizaram-se este domingo, presidida pelo vigário episcopal da Vigararia Nascente, o cónego Adriano Borges, na igreja paroquial das Furnas.

CB

Partilhar:
Scroll to Top