Açores: Exposição fotográfica assinala Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

Faial, Açores, 17 out 2016 (Ecclesia) – A ouvidoria da Horta, na ilha do Faial (Açores) vai promover a exposição de fotografia e arte sacra "O nosso maior património são os pobres", para celebrar o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, associando o evento ao ano Santo da Misericórdia.

Esta atividade é inspirada no lema de São Lourenço e pretende mostrar como é que as “pobrezas do mundo atual exigem de nós obras de misericórdia e como é que a igreja pode corresponder através do seu próprio património” disse ao Sítio Igreja Açores o ouvidor, padre Marco Luciano.

A ideia original da ouvidoria consiste em eleger uma fotografia que tenha sido publicada num órgão de comunicação social sobre uma das “muitas pobrezas atuais, da emigração à guerra, da iliteracia ao abandono das pessoas” e relacionar essa foto com uma das 14 obras de misericórdia, lê-se no referido site da Diocese de Angra

Feita a “catequese”, associa-se a essas duas realidades, uma obra de arte sacra de cada uma das 13 paróquias da ouvidoria”, explicou o sacerdote.

A exposição está patente ao público entre esta segunda-feira, dia 18 de outburo, e o encerramento do ano Jubilar da Misericórdia (20 de novembro) na Igreja da Conceição, na Horta, e é uma das muitas iniciativas que esta ouvidoria preparou para assinalar este ano jubilar.

Na Igreja Matriz da Horta (Ilha do Faial) existe um “Itinerário da Misericórdia” que “faz a catequese” das obras da misericórdia através de um percurso de arte sacra.

LFS 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR