Açores: Encontro diocesano de acólitos debate a «Alegria do Evangelho»

Angra do Heroísmo, Açores, 16 ago 2014 (Ecclesia) – O Encontro de Acólitos da Diocese de Angra, vai realizar-se hoje nos Mosteiros, ilha de São Miguel, com cerca de 100 jovens a debater a “Alegria do Evangelho” para além da componente prática sobre alfaias litúrgicas.

“A parte prática é muito importante porque os acólitos têm de saber estar numa celebração e para isso precisam de conhecer e de saber qual é o seu lugar e qual a função de cada alfaia específica”, explica o padre Marco Luciano, diretor do Serviço Diocesano para a Liturgia.

Nesse sentido, o programa do segundo Encontro Diocesano de Acólitos, que reúne jovens entre os 10 e os 30 anos, vai dividir-se em três partes: Uma mais “prática para colocar os acólitos em contacto com as alfaias litúrgicas”, outra de formação espiritual com o debate e análise das propostas do Papa Francisco na Exortação Apostólica “Alegria do Evangelho” e o convívio final de confraternização.

A formação vai ser orientada pelo diretor do Serviço Diocesano para a Liturgia, o padre Marco Luciano e pelo pároco dos Mosteiros que acolhe o encontro, o padre Marco Sérgio Tavares.

“Durante a formação serão ministrados conhecimentos sobre os nomes das alfaias litúrgicas, os paramentos, as cores dos paramentos de acordo com os vários momentos, os livros litúrgicos e, sobretudo, como acolitar”, informa o portal da Diocese.

Durante o segundo Encontro Diocesano de Acólitos vai ainda haver um momento de adoração eucarística com “uma invocação muito especial pelas crianças, jovens e adultos perseguidos por causa da religião”, em concreto no Iraque e na Síria, acrescenta.

“Vamos juntar-nos a esse pedido de oração feito pelo Santo Padre no sentido de que o Espírito Santo possa permitir que estas pessoas não sejam impedidas de viver a sua fé em plena liberdade”, disse o padre Marco Luciano.

O Serviço Diocesano de apoio à Liturgia pretende que este encontro se realize em todas as ilhas para que se “promova uma verdadeira formação para todos aqueles que acolitam nas celebrações”, acrescentou o responsável.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top