Angra do Heroísmo, Açores, 10 fev 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Angra, nos Açores, vai assinalar a 14 de fevereiro o Dia de São Valentim com uma bênção dos namorados, na igreja do Santuário do Santo Cristo, em Ponta Delgada.
De acordo com o portal ‘Igreja Açores’, a iniciativa está marcada para as 19h00, com missa, e conta com a organização do Serviço Diocesano da pastoral da Família.
A organização realça que quer estender o evento “a todos os casais” e assinalar a componente “cristã” desta data, tradicionalmente conhecida como “Dia dos Namorados”.
Liturgicamente, 14 de fevereiro é o dia de São Cirilo e de São Metódio, embora se multipliquem as referências a São Valentim, que segundo a tradição foi um dos primeiros bispos de Terni, Itália, e morreu mártir durante o reinado do imperador Cláudio II, no século III.
O seu nome está ligado a algumas lendas – provavelmente nascidas em França ou Inglaterra, quando este dia começou a ser dedicado aos namorados – desenhadas a partir das histórias em torno de São Valentim, decapitado a 14 de fevereiro por se ter recusado a renunciar ao Cristianismo e por, secretamente, ter celebrado o casamento entre uma jovem cristã e um pagão legionário, apesar da proibição de Cláudio II.
JCP