Angra do Heroísmo, Açores, 25 jul 2017 (Ecclesia) – O Serviço da Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja, da Diocese de Angra, vai promover as Jornadas Diocesanas de Comunicação Social, a 27 de outubro nas Lajes do Pico.
O sítio diocesano ‘Igreja Açores’ informa que as jornadas de comunicação social vão reunir jornalistas e académicos para refletirem sobre ‘A construção da verdade num mundo global’.
Para o encontro, nas Lajes do Pico, assinala-se a presença do professor da Universidade dos Açores Rolando Lalanda Gonçalves, sociólogo e investigador na área dos media, e teólogo e docente no Seminário Episcopal de Angra, o padre José Júlio Rocha.
Do programa constam mesas redondas onde vão participar jornalistas de meios de informação generalista e da Igreja, como o chefe de redação da Agência Ecclesia, Octávio Carmo, e o diretor de Comunicação do Patriarcado de Lisboa, padre Nuno do Rosário Fernandes.
As III Jornadas Diocesanas de Comunicação Social de Angra são organizadas pelo Serviço da Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja com a Ouvidoria do Pico e o Jornal centenário ‘O Dever’, da Paróquia das Lajes.
O objetivo da organização é “discutir a responsabilidade social e profissional dos jornalistas” que trabalham em órgãos de comunicação social generalistas e de inspiração cristã na construção de uma “informação rigorosa, objetiva, isenta e pautada por critérios éticos”.
O tema ‘A construção da verdade num mundo global’ tem como base a mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais ‘Não tenhas medo, que Eu estou contigo. Comunicar esperança e confiança no nosso tempo’.
O sítio online ‘’Igreja Açores’ informa que as Jornadas de Comunicação se destinam ao público em geral e têm entrada livre, mas é necessária inscrição prévia para o endereço de correio eletrónico igrejaacores@hotmail.com.
CB