Açores: Diocese prepara projeto abrangente de comunicação

Previstas para o próximo ano pastoral estão soluções como «um semanário digital ou em suporte de papel, um portal e um gabinete de informação»

Angra do Heroísmo, Açores, 09 mai 2013 (Ecclesia) – O bispo de Angra quer implementar no ano pastoral 2013-2014 um “projeto de evangelização na comunicação social” mais abrangente e capaz de aproveitar as potencialidades dos novos meios de informação.

Em declarações à Agência ECCLESIA, D. António Sousa Braga adianta que o principal objetivo passa por desenvolver ferramentas que envolvam as “9 ilhas” do Arquipélago dos Açores e não apenas a Terceira, como acontecia até há pouco tempo com o jornal diocesano “A União”, entretanto encerrado por razões financeiras.

Na forja estão soluções como “um semanário digital ou em suporte de papel, um portal da diocese e um gabinete de informação”, realça o prelado.

A Igreja Católica local está a refletir sobre a melhor forma de marcar “presença no ambiente digital”, de modo a que a internet e as redes sociais não sejam “apenas” mais “um instrumento” mas sim um espaço efetivo de transmissão de informação, de mensagens e valores pertinentes para o quotidiano das pessoas.

No entanto, só dará estes passos se contar com o apoio das paróquias e comunidades açorianas, quer “do ponto de vista da sustentabilidade económica” quer ao nível da partilha e divulgação da informação, a partir de “interlocutores em cada ilha”.

“Numa diocese com território descontínuo esta é uma oportunidade para encontrar um meio de informação entre nós, no seio da Igreja, e da igreja para a sociedade”, realça D. António Sousa Braga.

Depois de ter sido abordado no Conselho Presbiteral, o projeto vai ser explicado pelos sacerdotes nas respetivas paróquias, de modo a que se possa perceber a “reação” dos fiéis.

“Queremos aproveitar esta oportunidade para assumir com maior empenho e de forma adequada a este tempo a presença da diocese na comunicação social. Não podemos evangelizar hoje se estamos ausentes da comunicação social”, alerta o bispo de Angra.

A entrevista de D. António Sousa Braga integra a nova edição do Semanário ECCLESIA, hoje publicada, que inclui um dossier sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que a Igreja Católica vai celebrar este domingo.   

PR/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top