Angra do Heroísmo, Açores, 09 jan 2015 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Angra nomeou pela primeira vez um leigo como responsável pela Comissão dos Bens Culturais da Igreja.
O sítio na internet ‘Igreja Açores’ informa que João Paulo Constância é técnico superior do Museu Carlos Machado e tem sido um dos “agentes mais empenhados na inventariação do património cultural” com destaque para o património religioso móvel e imóvel no arquipélago.
O novo responsável era um dos “braços direitos” do padre Duarte Melo que substitui na presidência desta comissão até outubro de 2015, uma vez que os elementos que integram a Comissão dos Bens Culturais da Igreja foram nomeados por três anos em outubro de 2012.
João Paulo Constância vai manter em funções a equipa de sete elementos “todos leigos e profissionais da área da cultura e do património”.
“O novo responsável faz a assessoria técnica do prelado diocesano em todas as matérias relacionadas com o património religioso”, acrescenta o sítio da Diocese de Angra.
Neste momento, a Comissão dos Bens Culturais da Igreja da Diocese de Angra é a “principal responsável” pelo protocolo entre a diocese e o Governo regional dos Açores para a inventariação de “todo o património móvel e imóvel da região”.
IA/CB