Açores: Diocese de Angra vai abrir Ano da Fé no Dia Mundial das Missões

D. António Sousa Braga quer «promover a comunhão e corresponsabilidade» entre todas as comunidades da região

Angra do Heroísmo, Açores, 19 out 2012 (Ecclesia) – A Igreja Católica de Angra, nos Açores, vai realizar este domingo a abertura do Ano da Fé na região, associando-a à comemoração do Dia Mundial das Missões.

Numa carta pastoral publicada através da internet, o bispo diocesano, D. António de Sousa Braga, explica a escolha deste dia com a necessidade de reforçar a “missão de testemunhar o Evangelho de Jesus”, no meio das dificuldades que tocam o país.

“Uma situação de crise reclama mudanças, tanto nas pessoas, como nas estruturas, tanto na sociedade, como na Igreja.”, sustenta o prelado, num texto que convida a um “novo impulso missionário”.

Para o bispo açoriano, existem muitos “acontecimentos” que devem motivar os católicos à ação, desde o “Outubro Missionário” que está a decorrer, passando pelo Sínodo dos Bispos sobre a “Nova Evangelização para a Transmissão da Fé”, que reúne em Roma responsáveis católicos de todo o mundo, incluindo Portugal.

O prelado recorda ainda a comemoração do 50.º aniversário do início do Concílio Vaticano II (1962-1965), saído da “intuição do Papa João XXIII” para adaptar a Igreja Católica aos novos tempos e “cuja atualidade é manifesta”.

Entre o programa de “arranque do Ano da Fé”, marcado para as 17h00, na igreja matriz de Ponta Delgada, está também a “celebração do Dia da Igreja Diocesana”, marcado para 4 de novembro e que terá como principal objetivo “promover a comunhão e corresponsabilidade” entre todas as comunidades da região.

“O sujeito da evangelização não é uma elite, a quem se delega este encargo, mas todos os membros do Povo de Deus, que devem participar ativamente na missão da Igreja, cada um pela parte que lhe compete. Todos os batizados e crismados são corresponsáveis pela missão da Igreja”, salienta D. António de Sousa Braga.

A necessidade de suscitar novas vocações sacerdotais, indispensáveis para o anúncio do Evangelho, também está incluída no leque de prioridades da diocese.

Através da celebração dos 150 anos do Seminário Episcopal de Angra, no dia 9 de novembro, e da Semana dos Seminários, entre 11 e 18 do mesmo mês, a Igreja Católica local quer “intensificar a oração ao Senhor, para que mande operários para sua messe”.

Ao mesmo tempo, pretende “promover a tomada de consciência da importância do Seminário na Diocese, com todos os desafios que o seu funcionamento comporta hoje”.

Neste momento, a formação dos 21 seminaristas de Angra está ameaçada por causa de problemas relacionados com o “reconhecimento académico dos estudos realizados no Seminário”, situação que D. António de Sousa Braga espera que “se resolva o mais cedo possível”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top