Novo ano pastoral começa a 2 de outubro, com atenção à pastoral social
Angra do Heroísmo, Açores, 26 set 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai iniciar a 2 de outubro o novo ano pastoral, que leva em consideração a celebração do Centenário das Aparições em Fátima e a aposta na “pastoral social”.
“Exige-o o facto de celebrarmos no ano de 2017 o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, no qual a diocese terá de se associar e participar”, refere o bispo da diocese açoriana, na nota introdutória ao programa, que define as orientações diocesanas de pastoral para 2016/2017.
O portal diocesano ‘Igreja Açores’ adianta que o programa pastoral é inspirado numa frase atribuída à Virgem Maria, nos Evangelhos: “Fazei o que Ele vos disser”.
D. João Lavrador sublinha que esta opção resulta de “uma forte interpelação pastoral vinda da comunidade diocesana que manifesta uma devoção invulgar pela Santíssima Virgem Maria presente em toda a sua piedade popular”.
“Este apelo vindo da Mãe de Jesus força-nos a estar atentos, vigilantes e corresponsáveis pela sorte dos nossos irmãos que padecem alguma provação, nomeadamente os pobres e os excluídos da sociedade” sublinha, na nota introdutória do Programa Pastoral Diocesano 2016/2017.
O bispo de Angra sustenta que as questões sociais devem merecer uma atenção pastoral especial até porque foi nesse sentido que surgiram as “recomendações” quer do Conselho Presbiteral quer do Conselho Pastoral Diocesano.
“Também neste mandato de Nossa Senhora vemos o compromisso evangélico, por exigência de Jesus Cristo, em nos colocarmos ao serviço das periferias existenciais, sejam elas económicas, culturais, sociais ou religiosas”, realça.
Os católicos açorianos celebram o dia da igreja diocesana a 6 de novembro, numa ocasião em que D. João Lavrador vai estar em visita pastoral à ilha Terceira.
OC