Açores: Diocese apresentou portal de informação na internet

Iniciativa insere-se em nova estratégia de comunicação

 

Iniciativa insere-se em nova estratégia de comunicação

Angra do Heroísmo, Açores, 02 out 2014 (Ecclesia) – O novo responsável do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral das Comunicações Socias da Igreja de Angra apresentou, esta quarta-feira, na Ilha Terceira, o sítio informativo ‘Igreja Açores’ que pretende apresentar notícias de uma forma “nova e apelativa”.

“A Diocese de Angra pretende entrar numa nova estratégia de comunicação para fornecer toda a informação religiosa possível a todos os órgãos de comunicação social existentes nos Açores”, explica o padre Ricardo Henriques, o novo responsável do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja (SDAPCS).

A diocese revela que o sítio ‘Igreja Açores’ vai apresentar “informação atualizada diariamente” através da elaboração de notícias, entrevistas, reportagens e opinião.

A nova página vai ter também um editorial todas as semanas e uma equipa de “cronistas residentes” que vão assinar “diariamente textos de opinião” onde expressam uma leitura do mundo “assente numa visão humanista e inspirada na doutrina social da Igreja”, acrescenta.

Faseadamente, destaca a Diocese de Angra, o novo serviço de informação vai também disponibilizar um “serviço de fotografia, áudio e, no futuro, vídeo”, para além disso a página vai estar ligada às redes sociais Facebook e Twitter, “regendo-se por critérios exclusivamente jornalísticos”.

Para o novo ano pastoral a Diocese de Angra, através do SDAPCS pretende voltar a ter “uma presença regular” na Antena 1 Açores e na RTP Açores, ainda “em fase de estudo”.

“Serão programas que valorizarão não só a Diocese mas também o próprio serviço público que melhor cumprirá o seu desígnio nos Açores”, disse o padre Ricardo Henriques na conferência de imprensa acrescentando que “essa presença aconteceu até a um passado recente e não continuou por falta de meios humanos da diocese, nunca por falta de abertura do serviço público de rádio e televisão na Região”.

Para além da equipa diocesana de comunicação social liderada pelo padre Ricardo Henriques e pelo padre José da Encarnação Cabral, delegado do SDAPCS na ilha de São Miguel, o sítio Igreja Açores conta com a colaboração de todas as ouvidorias (vigararias) onde querem “ter um intermediário que forneça as informações de agenda e os acontecimentos relevantes de cada ilha e ouvidoria a serem divulgados”, explica o responsável.

A nova aposta da Diocese de Angra em www.igrejaacores.pt, que “resulta de uma parceria com a Agência ECCLESIA”, para além de divulgar “toda a informação gerada na Diocese” – cúria, serviços de pastoral, ouvidorias e paróquias e movimentos – quer também fornecer informações dos “cidadãos diretamente comprometidos com a vida da Igreja”.

IA/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top