Açores: Bispo emérito de Angra preside à festa do Senhor Bom Jesus do Pico

Angra do Heroísmo, Açores, 09 jun 2021 (Ecclesia) – O bispo emérito de Angra vai presidir às Festas açorianas do Senhor Bom Jesus do Pico, na Diocese de Angra, a 6 de agosto.

A diocese açoriana informa que D. António de Sousa Braga vai substituir o núncio apostólico na Geórgia e na Arménia, o arcebispo luso-canadiano D. José Bettencourt, que “não poderá estar nos Açores por questões relacionadas com a mobilidade em contexto de pandemia”.

A festa do Bom Jesus do Pico tem como lema ‘Senhor Bom Jesus: Caminho, Verdade e Vida serás a nossa esperança’ e vão decorrer no adro do santuário, com os peregrinos a “observar o distanciamento físico entre si”.

No contexto da pandemia de Covid-19, não se vão realizar as tradicionais procissões e dentro do santuário vão observadas todas as regras de segurança e higiene, “devendo os peregrinos respeitar as indicações dos acolhedores”.

A Festa do Senhor Bom Jesus do Pico vai terminar com a procissão de regresso da imagem à sua capela; este ano, também não vai percorrer as principais artérias de São Mateus.

“Iremos celebrar como for possível e estes tempos exigem”, disse o reitor do santuário açoriano, o padre Marco Martinho, ao sítio online ‘Igreja Açores’.

O novenário começa a 27 de julho, com a trasladação da imagem do Senhor Bom Jesus da capela para o trono do altar do santuário e vai ser pregado pelo vice-reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, monsenhor José Medeiros Constância.

A Diocese de Angra contextualiza que as festas do Senhor Bom Jesus Milagroso são uma das “mais emblemáticas manifestações religiosas” desta Igreja local e do Arquipélago dos Açores.

A festa remonta a 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem do Senhor Bom Jesus, informa ainda o sítio online ‘Igreja Açores’.

CB/OC

[Notícia atualizada a 28 de junho]

Partilhar:
Scroll to Top