Açores: D. João Lavrador preside às Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Celebrações dão colorido a Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, de 29 de abril a 2 de maio

Angra do Heroísmo, Açores, 29 abr 2016 (Ecclesia) – O bispo de Angra vai presidir às Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, cujo “ponto alto” acontece a 30 de abril e 1 de maio.

D. João Lavrador vai presidir e participar nas festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres pela primeira vez, a convite do reitor do santuário, feito ainda quando o prelado era bispo coadjutor da diocese.

O sítio na internet ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, destaca que o “ponto alto” das Festas do Santo Cristo dos Milagres acontece entre sábado e domingo, com as procissões “da mudança e a solene”, quando a imagem é entregue à irmandade do Senhor Santo Cristo pelas irmãs de Maria Imaculada.

Segue-se um momento de oração e à noite a procissão de velas que permite a passagem da imagem para a Igreja de São José, onde continua a vigília.

Ainda este sábado, assinala-se a receção das ofertas de gado junto ao redondel da Associação Agrícola de São Miguel seguida das arrematações das ofertas de gado cuja receita reverte para as festas.

No domingo, a solene procissão à tarde é precedida pela Missa campal que vai vai ser animada com “cânticos de compositores açorianos” por cerca de 60 vozes – Scola Cantorum  Ecce Hommo  do Santuário da Esperança de Ponta Delgada, o Coral Litúrgico da Matriz de Ponta Delgada e o Coro Vox Caeli de Cantanhede, de Coimbra – e uma orquestra constituída por alunos do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

A “maior festa religiosa” dos Açores, que “atrai a Ponta Delgada milhares de peregrinos”, vai ser transmitida pela internet em tempo real e terão vários períodos de transmissão na RTP Açores e RTP Internacional.

As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres realizam-se anualmente no quinto domingo depois da Páscoa e a capa que a Imagem vai usar vai ser anunciada hoje.

A imagem do Senhor Santo Cristo venerada no Arquipélago dos Açores, originária do século XVI, é uma representação em madeira da Paixão de Cristo e está aberta ao culto no Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.

Mostra Cristo com as mãos amarradas sobre o tronco, uma coroa de espinhos na cabeça e com a capa e o cetro que, segundo os Evangelhos, os soldados romanos lhe deram depois de o flagelarem.

O culto a esta recriação do “Ecce Homo – Eis o homem”, expressão atribuída a Pôncio Pilatos quando apresentou Jesus aos judeus durante o seu julgamento no Sinédrio – intensificou-se no século XVIII através da obra da irmã clarissa Teresa da Anunciada.

Já o bispo emérito de Angra é o pregar do tríduo preparatório desde quarta-feira; D. António de Sousa Braga em março completou 75 anos de idade, idade máxima determinada pelo Código de Direito Canónico para o desempenho da sua missão.

O sítio ‘Igreja Açores’ revela ainda que a Irmandade do Santo Cristo dos Milagres e a Câmara Municipal de Ponta Delgada apara além do programa religioso preparam também um “vasto programa cultural”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR