Angra, 10 jan 2017 (Ecclesia) – Começa hoje a “reunião extraordinária” do conselho presbiteral convocada pelo bispo de Angra, D. João Lavrador, para debater “uma nova organização diocesana”.
O encontro, que se prolonga até ao dia 12, realiza-se no Seminário Episcopal de Angra (Ilha Terceira) e vai refletir sobre a proposta “de reorganização diocesana que passa pela criação de três zonas pastorais, que serão coordenadas por um vigário episcopal em cada uma delas e, ainda, a nomeação de um vigário para a formação de leigos”, lê-se no sítio informativo diocesano 'Igreja Açores'.
Esta proposta é o “tema único” deste encontro que pretende lançar uma nova organização diocesana para uma maior “Dinamização Evangelizadora de todo o Povo de Deus da Diocese de Angra”, refere a convocatória que foi feita a todos os membros do Conselho Presbiteral.
A proposta de reorganização da Diocese de Angra assenta em três zonas pastorais: Zona Centro (Terceira, S. Jorge e Graciosa); Zona Oriental (S. Miguel e Santa Maria) e Zona Ocidental (Faial, Pico, Flores e Corvo), provendo cada uma destas Zonas Pastorais com um Vigário Episcopal. De acordo com a proposta do prelado, na Zona Centro o vigário geral acumula o cargo de vigário episcopal.
Além destas alterações, D. João Lavrador quer “criar uma vigararia para a formação dos leigos dotando-a de um vigário episcopal”, lê-se no 'Igreja Açores'.
LFS