Açores: Colóquio alerta paróquias para «necessidade urgente» de salvaguardar património

Ponta Delgada, Açores, 20 ago 2012 (Ecclesia) – A Paróquia de São José, em Ponta Delgada, realiza esta quinta-feira um colóquio sobre conservação e restauro do património móvel.

“Constata-se a necessidade urgente de sensibilizar as comunidades paroquiais (e de mais instituições detentoras de património, alicerce identitário e que escreve a alma de um povo) para a salvaguarda do seu rico e vastíssimo património”, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA pela paróquia localizada na Ilha de São Miguel.

A iniciativa insere-se no contexto do restauro de duas esculturas do século XVIII, São Francisco e São Domingos, recolocadas recentemente no retábulo da capela-mor da igreja de São José, intervenção comparticipada pela Direção Regional da Cultura.

O encontro marcado para as 20h00, com entrada livre, vai assumir uma vertente “pedagógica” e abordará “as questões de gestão do património cultural, como a inventariação e a conservação, de forma a salvaguardar a sobrevivência da herança cultural no tempo”, adianta o comunicado.

O colóquio insere-se na programação do ciclo ‘Indigências’, projeto da Pastoral Cultural da Paróquia de São José que nasce “da constatação de uma realidade de extrema pobreza instalada no campo de São Francisco”, junto à igreja, e que envolve a exposição de peças de arte durante um ano e meio nos espaços da matriz.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top