Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, 07 out 2013 (Ecclesia) – O Colégio de Santa Clara, na Ilha Terceira, Açores, celebra as bodas de ouro e renova o compromisso de “ensinar os mais novos a terem valores numa sociedade em crise e a serem felizes”.
“Uma escola católica deve transmitir valores humanos e religiosos em todos os momentos e em qualquer lugar, sala de aula, recreios, refeitórios, procuramos que saibam estar nas diferentes situações. Há um saber estar que é diferente do lugar em que me encontro que é uma harmonização dos valores transmitidos, refletidos e consequentemente vividos”, revela Helena Godinho, diretora da instituição.
O principal desafio do Colégio consiste em “crescer sustentadamente”, “ampliar valências” e sobretudo, “alargar a outros níveis de ensino”, revela o gabinete de comunicação da diocese de Angra do Heroísmo, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Com 402 alunos, o Colégio de Santa Clara, na Ilha Terceira, juntamente com a outra escola católica da região, o Colégio de São Francisco Xavier, obteve “os melhores resultados nos exames nacionais do 4.º ano, acima das médias regional e nacional”, acrescenta a nota.
“O sucesso deve-se ao esforço conjunto da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, do pessoal docente e não docente, dos Encarregados de Educação e alunos”, explica Helena Godinho.
Como escola católica de cariz franciscano hospitaleiro, a pedagogia “caracteriza-se pelo Amor, Acolhimento e Alegria e fundamenta-se no testemunho, pessoal e comunitário, de humildade, simplicidade, abertura e hospitalidade”, assinala a diretora.
O Colégio de Santa Clara, ao longo destes 50 anos, mantém a ligação com a comunidade “desenvolveu inúmeras atividades que marcaram a Ilha Terceira e, por vezes, os Açores”, participando nas tradições locais e em provas desportivas, como a ginástica.
“Oriundas de diferentes meios”, das 402 crianças que frequentam o estabelecimento de ensino 47 estão na creche, 136 no jardim-de-infância, o primeiro ciclo conta com 170 e no segundo ciclo estão 49.
A celebração das bodas de ouro do Colégio de Santa Clara decorre ao longo do ano letivo 2013/2014 e começaram este domingo, com uma eucaristia de ação de graças na Catedral de Angra.
CB/OC