Açores: Cinco paróquias promovem «unidade» em abertura de ano pastoral conjunto

Angra do Heroísmo, 22 out 2014 (Ecclesia) – Na ilha do Faial, cinco paróquias, da zona pastoral norte, começam o novo ano pastoral em conjunto para promover “a unidade”, uma iniciativa que se realiza pela primeira vez este domingo.

Esta celebração conjunta, segundo uma nota assinada pelo padre Bruno Miguel Rodrigues, pretende “promover a unidade” uma vez que as paróquias são “Comunidade de Comunidades, Igreja em transformação” disponível para ser “missionária”.

“Trata-se de uma iniciativa inédita e que envolve as paróquias de Nossa Senhora da Ajuda (Pedro Miguel), de São Mateus (Ribeirinha), de Santo António (Espalhafatos), de Nossa Senhora do Socorro (Salão) e de Santa Bárbara (Cedros)”, informa o sacerdote.

O Sítio informativo Igreja Açores explica que esta iniciativa das paróquias da ouvidoria (arciprestado) da Horta começa com a Eucaristia às 15h30, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, freguesia de Cedros.

Para esta celebração conjunta formaram um “grande coro” com elementos de todos os grupos corais das Paróquias que vão ter também o apoio de um violino, clarinete e trompete.

Os agentes da pastoral das cinco paróquias também participam na Missa, nomeadamente as catequistas, os agrupamentos de escuteiros, os acólitos, as Confrarias do Santíssimo Sacramento, a Legião de Maria, os ministros da comunhão e os leitores.

Depois do Evangelho, as catequistas vão fazer o “seu compromisso sob forma de consagração” e antes da comunhão, os acólitos também vão fazer o compromisso de “Servir o Altar da Eucaristia e de Adorar Jesus no Sacrário”, informa a nota.

IA/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top