«Em situações como estas, é fundamental sermos solidários», recorda Anabela Borba

Angra do Heroísmo, Açores, 11 fev 2026 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana dos Açores, organismo da Diocese de Angra, anunciou hoje o “envio imediato de 10 mil euros” para a Cáritas de Leiria, um gesto de solidariedade para apoiar um “concelho severamente afetado pela depressão Kristin”.
“Apesar de existirem outros territórios igualmente afetados pelos fenómenos climáticos extremos, Leiria foi identificada como uma das dioceses que, neste momento, enfrenta maiores dificuldades”, explicou presidente da Cáritas diocesana de Angra, citada pelo portal online ‘Igreja Açores’, em informação enviada esta quarta-feira, à Agência ECCLESIA.
Segundo Anabela Borba, a decisão do envio imediato de “10 mil euros para a Cáritas de Leiria” foi tomada após contactos diretos com a presidente da organização da Diocese de Leiria-Fátima, e uma avaliação conjunta das necessidades mais urgentes no terreno.
“As necessidades são muitas e, neste momento, a ajuda financeira é a forma mais eficaz de apoiar quem está no terreno; este é o nosso contributo imediato que já chegou”, realçou a presidente da Cáritas Diocesana dos Açores.
Anabela Borba explicou ainda que os 10 mil euros resultaram também de “um apelo lançado às Cáritas de ilha”, existentes nas ilhas do Arquipélago dos Açores, que responderam de forma solidária.
“Em situações como estas, é fundamental sermos solidários”, sublinhou Anabela Borba, que lembrou a mobilização nacional em momentos trágicos do passado, como o sismo de 1980, o sismo do Faial e as enxurradas registadas nos Açores, há cerca de uma década.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, no dia 28 de janeiro, causou mortes, vários feridos e desalojados; os distritos que registam mais estragos Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém.

Para além deste valor solidário da Cáritas Diocesana dos Açores, a Diocese de Angra anunciou também que vai “antecipar de imediato um donativo de 40 mil euros” para a Cáritas Diocesana de Leiria, “por conta da Renúncia Quaresmal”, uma decisão apoiada pelo Conselho Presbiteral, que esteve reunido com o bispo, entre segunda e esta quarta-feira, de 9 a 11 de fevereiro.
A Cáritas Diocesana de Leiria tem um Fundo de Emergência Social, que recebe donativos para resposta às populações afetadas pela Tempestade Kristin, para além de distribuir alimentos, outros bens, dar apoio social, e entregar cabazes alimentares a famílias.
A Cáritas Portuguesa lançou um apelo nacional para apoiar as dioceses mais afetadas pelo temporal, incluindo Leiria, Coimbra, Évora e Santarém.
O Governo decretou situação de calamidade, que foi prolongada, pela segunda vez, agora até ao dia 15 de fevereiro.
CB/
