Angra, Açores, 26 jan 2024 (Ecclesia) – A Cáritas da Ilha Terceira apresenta hoje, 26 de janeiro, os resultados do ‘Projeto Cit_Otimiza’, pelas 10h00 locais (mais uma hora em Portugal continental), nas suas instalações.
O «Projeto Cit_Otimiza» teve como principal objetivo o desenvolvimento de “mecanismos de gestão mais eficazes na instituição, visando uma atuação mais eficiente e direcionada para o cumprimento da sua missão de apoio à comunidade local”, refere um comunicado à Agência ECCLESIA.
O objetivo central deste programa é capacitar organizações para contribuir ativamente para uma sociedade mais democrática e justa.
O «Projeto Cit_Otimiza» foi dividido em três componentes essenciais: “Desenvolvimento de um Plano Estratégico, que visa orientar a instituição na definição de metas e estratégias para o futuro”; “Formação em Tecnologias da Comunicação e Informação, com especial enfoque no software Microsoft 365 Enterprise, com o propósito de melhorar a gestão de informação e comunicação interna” e “Formação na área de liderança e gestão de equipas, para capacitar os coordenadores da instituição a liderar e gerir de forma mais eficaz”.
A Cáritas da Ilha Terceira informa que os “principais resultados” foram: Plano Estratégico concluído; colaboradores preparados para o monitorizar e criar planos futuros; colaboradores com competências para usar o Microsoft 365 na gestão de operações e comunicação; desenvolvimento de procedimentos de comunicação e gestão de tarefas, coordenadores capacitados em gestão de equipas e liderança.
Este projeto foi financiado pela EEA Grants (Noruega, Islândia e Liechtenstein), no âmbito do Programa Cidadãos Ativos, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.
LFS/CB