Projeto conta com o apoio do programa «EDP Solidária» e vai avançar em janeiro de 2014
Angra do Heroísmo, Açores, 26 jun 2013 (Ecclesia) – A Cáritas da Ilha Terceira, nos Açores, vai implementar um projeto que visa combater o desemprego e a exclusão social através de uma formação “na área da agricultura biológica”.
Segundo um comunicado da organização católica, enviado à Agência ECCLESIA, o trabalho “Terra Nostra – Capacitação com Raízes” foi viabilizado através do apoio financeiro do programa “EDP Solidária”.
Na edição deste ano, a operadora do setor energético decidiu apadrinhar 51 projetos, “de um universo total de 1211 candidaturas”.
Em parceria com a Cooperativa Bioazórica, a Cáritas formalizou junto da EDP um pedido de apoio “com vista à criação de dois programas formativos”, na vertente “Hortas Solidárias”.
“O primeiro será um programa de sensibilização destinado a 12 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos”, adianta a nota.
O segundo vai dar oportunidade a 24 jovens com mais de 18 anos obterem “formação certificada” nesta área, para através dos “conhecimentos técnicos” adquiridos poderem ter acesso a mais “oportunidades de trabalho”.
A intenção da Cáritas da Ilha Terceira passa também por combater “as elevadas taxas de insucesso escolar” na região.
No documento da EDP em que estão descritos os projetos solidários que irão ser financiados, estima-se que a iniciativa da Cáritas da Ilha Terceira possa ter impacto na vida de pelo menos 154 pessoas.
As fases de formação vão decorrer entre janeiro de 2014 e dezembro de 2015 – os jovens interessados podem contatar o responsável pelo projeto, Francisco Simões, através dos números 295212795 ou 966039216 e do e-mail ufciterceira@gmail.com.
JCP