Açores: Cáritas da Ilha Terceira angariou mais de 13 mil euros no peditório de rua

Angra do Heroísmo, Açores, 21 abr 2022 (Ecclesia) – A Cáritas da Ilha Terceira, na Diocese de Angra, angariou mais de 13 mil euros no peditório de rua, realizado porta a porta e em superfícies comerciais na Semana Nacional Cáritas, de 14 a 20 de março.

“Depois de 2 anos sem conseguir realizar o peditório público, no presente ano, a Cáritas da Ilha Terceira angariou 13 292,46 euros”, informa a organização socio-caritativa na rede social Facebook.

A Cáritas da Ilha Terceira, na Diocese de Angra, agradece “a todos os voluntários” que participaram nesta iniciativa e a “quem contribuiu para esta causa de estar ‘sempre mais próximo do próximo’.

O peditório público foi realizado no contexto da Semana Nacional Cáritas, dinamizada pela rede da Cáritas Portuguesa, regressou em 2022 após “dois anos sem conseguir realizar” por causa da pandemia Covid-19, e os voluntários andaram “porta a porta e em algumas superfícies comerciais”.

A Cáritas da Ilha Terceira explica que esta semana especial que acontece anualmente antes do Dia Nacional Cáritas, que se assinala no terceiro domingo da Quaresma.

“Procura evidenciar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social e apelando ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade com todos os que atravessam um momento de vulnerabilidade”, desenvolve.

A Cáritas Portuguesa é constituída por 20 Cáritas Diocesanas que anualmente respondem a cerca de 120 mil pessoas vulneráveis através de uma resposta social de emergência (alimentação, pagamento de despesas de água luz e habitação), mas, também, através da implementação de programas de empregabilidade e outras formas de inserção social.

Em 2021 foram realizados “116 mil atendimentos”, no âmbito da Rede Nacional Cáritas, e foram ajudadas “18 mil pessoas” no programa ‘Inverter a curva da pobreza em Portugal’, de resposta específica à crise pandémica, na qual as maiores necessidades foram sentidas nas despesas de “habitação, saúde e eletricidade”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top