Angra do Heroísmo, Açores, 06 abr 2015 (Ecclesia) – A capela dos Terceiros do Convento do Carmo, na Horta, ilha do Faial (Açores), reabriu este domingo ao culto, depois de ter estado encerrada durante 19 anos.
O edifício de 1698 foi agora recuperado numa iniciativa conjunta da Ordem Terceira do Carmo e da Câmara Municipal da Horta.
Estas primeiras obras que permitiram a reabertura do espaço foram um “importante passo com o objetivo de justificarmos e apelarmos à consciência social e da Comunidade cristã para a recuperação, mesmo que gradual, de todo este conjunto arquitetónico”, disse ao sítio ‘Igreja Açores’ o ouvidor eclesiástico da Horta e reitor, padre Marco Luciano.
Este convento começou a levantar-se em 1698, ficando completo em 1751.
A igreja interior tem de 49,5 metros de comprimento e 9 metros de largura, assumindo-se como um espaço “majestoso” no coração da cidade.
A capela dos Terceiros, agora recuperada, tem cerca de 20 metros de comprimento, 6 de largura e 7 metros e meio de altura e aqui se encontram algumas imagens do Triunfo, do escultor régio de D. João V.
Conjuntamente com a Capela, foi recuperado o consistório para as sessões solenes da Ordem Terceira, que agora servirá para sala de Exposições, sala de conferências e encontros de movimentos eclesiais.
Estas obras foram suportadas pela Ordem Terceira do Carmo, com a colaboração da Câmara Municipal da Horta.
OC