Açores: Bispo quer Pastoral Familiar preparada para «assumir desafios» do Sínodo

Prioridade assumida para 2014-2015

Angra do Heroísmo, Açores, 01 out 2014 (Ecclesia) – O bispo de Angra quer a Pastoral Familiar da diocese preparada para “assumir os desafios” saídos das duas assembleias sinodais que o Vaticano vai dedicar ao setor, a primeira já entre 5 e 19 de outubro.

D. António de Sousa Braga deixa este repto na sua carta para o novo ano pastoral, publicada na internet, em que renova os apelos do Papa Francisco a uma ação “ousada e criativa” neste campo, sobretudo no “repensar de objetivos, estruturas, estilo e métodos evangelizadores das comunidades”.

O Papa “é perentório, ao afirmar: A pastoral em chave missionária exige o abandono deste cómodo critério pastoral: Fez-se sempre assim”, recorda o prelado, convidando os agentes católicos a procurarem ir mais além nos seus projetos e soluções.

A par do Sínodo sobre a Família, em Roma, vão decorrer duas outras iniciativas relacionadas com esta área, a Semana da Educação Cristã e as jornadas nacionais da Pastoral Familiar, eventos que D. António de Sousa Braga espera que sejam “uma preciosa ajuda, no desencadear deste processo de renovação da Igreja”.

Subordinada ao tema “Eis o tempo favorável”, a carta pastoral do bispo de Angra para 2014-2015 convida a Igreja Católica do Arquipélago a uma “pastoral de proximidade e de proposta, de acolhimento e acompanhamento”.

Em causa está responder a outro repto lançado pelo Papa, de uma Igreja capacitada a ir ao encontro de todas as “periferias existenciais”.

No início de novembro, por ocasião da celebração dos 480 anos da diocese, o bispo de Angra pretende dar um impulso importante neste campo, através de algumas ações de formação para membros do clero e agentes pastorais.

A primeira vai ter lugar no dia 3 de novembro à noite, no salão do Seminário de Angra, e a segunda está marcada para dia 6 em Ponta Delgada.

Entre os dias 6 e 7 de novembro vai ainda realizar-se em Ponta Delgada um Encontro Diocesano de Ouvidores que contará com a participação de alguns “especialistas” dentro da “temática da sinalização e caracterização das periferias”.

O bispo frisa que esta semana será “o 1º momento forte da programação pastoral deste ano” na diocese, pedindo que as reflexões sejam feitas de modo “aprofundado e competente”.

A carta pastoral de D. António de Sousa Braga destaca ainda outros momentos que irão marcar o calendário e o ritmo da diocese açoriana, como a Semana dos Seminários (entre 9 e 16 de novembro), o Ano da Vida Consagrada, em 2015, e as atividades de “Formação Permanente para o Clero”, com realce para a “assembleia plenária do Conselho Presbiteral, de 20 a 24 de abril próximo.

Um evento que servirá sobretudo para a Igreja Católica local fazer uma “avaliação aprofundada da realidade da Igreja diocesana”.

O responsável católico pede “uma análise corajosa” e “o mais possível objetiva” da conjuntura católica no Arquipélago, recordando ainda que “um território disperso em nove ilhas, cada uma com as suas caraterísticas e vivências exige uma descentralização efetiva da dinâmica pastoral”.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR