D. João Lavrador evoca ainda vítimas do «secularismo agressivo e intolerante»
Angra do Heroísmo, Açores, 13 dez 2017 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Angra convidou as comunidades católicas dos Açores a celebrar um Natal com atenção a “todos os excluídos e pobres”, alertando para a exclusão da religião na esfera pública.
“Exige-se dos discípulos de Jesus Cristo, isto é, dos cristãos, que ofereçam com gestos concretos a proposta libertadora a todos os excluídos e pobres que anseiam pela redenção das suas vidas”, escreve D. João Lavrador, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
O responsável pela diocese açoriana apresenta Jesus como resposta para “todas as perguntas que a razão humana coloca” sobre o sentido da vida e sobre a condição do homem no contexto do mundo atual.
D. João Lavrador alerta, em seguida, para um “secularismo agressivo e intolerante” que deixa as pessoas exiladas da “sua comunhão mais profunda com Deus e com os irmãos”.
A mensagem para o Natal de 2017 evoca ainda as pessoas que sofrem por causa da “falta de dignidade, de exclusão, de opressão”.
A todos os diocesanos de Angra, que vivem no território dos Açores e os que vivem na diáspora, a todos os que sofrem e são excluídos e que anseiam pela dignidade humana e a todos os que se inquietam pela busca da verdade exorto a percorrer os caminhos que levam até ao presépio e imploro do Menino Deus que a todos abençoe. Faço votos de um santo e feliz Natal”, conclui o prelado.
D. João Lavrador vai presidir pela primeira vez às celebrações natalícias na Sé de Angra, ilha Terceira, cujo primeiro momento- a Missa do Galo- terá transmissão em direto na RTP-Internacional e RTP-Açores, à meia-noite (mais uma em Lisboa) do dia 24 de dezembro.
No dia 25 de dezembro, após o Telejornal da RTP-Açores, o bispo de Angra dirige a todos os açorianos a sua mensagem de Natal, adianta o portal diocesano ‘Igreja Açores’.
OC