Angra do Heroísmo, Açores, 31 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo de Angra convidou sacerdotes e leigos para uma formação nas três vigararias, nos dias 9, 10 e 12 de setembro, com o propósito de mobilizar a diocese para a “caminhada sinodal” que vai marcar o ano pastoral.
No primeiro encontro do ano pastoral 2019/2020, D. João Lavrador e o vigário episcopal para a Formação, cónego Ângelo Valadão, vão ser os oradores das formações onde vão refletir sobre ‘A Teologia dos sinais dos Tempos’ e ‘A caminhada Sinodal para a Diocese’.
O tema ‘A beleza de caminharmos juntos em Cristo’ vai orientar a diocese do Arquipélago dos Açores nos próximos anos.
A formação insere-se nas “tradicionais jornadas formativas do clero”, entre as 10h00 e as 17h00, com uma proposta de reflexão teológica e com a apresentação das Orientações de Pastoral destinado aos sacerdotes, enquanto para os leigos é entre as 20h00 e as 22h00.
O sítio online diocesano ‘Igreja Açores’ informa que a Vigararia do centro – Ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa – recebe o primeiro dia de formação, a 9 de setembro, no Seminário Episcopal de Angra; no dia seguinte é a Vigararia do Ocidente – Pico, Faial, Flores e Corvo – no Centro Pastoral da Horta; no dia 12 é a Vigararia nascente, das ilhas de São Miguel e Santa Maria – que recebe a formação no Centro Pastoral Pio XII.
Nas nomeações para o novo Ano Pastoral (2019/2020), o bispo de Angra explicou que a caminhada sinodal é uma “experiência que atingirá toda a diocese e que convoca todos os batizados a uma participação ativa na vida da Igreja”, numa uma “caminhada em conjunto”.
CB/OC
Angra: Diocese cria comissão para a proteção de menores e inicia uma caminhada sinodal