Ponta Delgada, Açores, 03 abr 2017 (Ecclesia) – O bispo emérito de Angra, D. António de Sousa Braga, foi distinguido este domingo com a medalha de Mérito Municipal de Ponta Delgada, nas comemorações dos 471 anos da cidade.
O bispo açoriano já é cidadão honorário de Angra do Heroísmo e também recebeu as chaves de honra da cidade.
D. António de Sousa Braga, natural da ilha de Santa Maria, foi o 38.º bispo de Angra, o segundo nascido nos Açores; o Papa Francisco aceitou a sua renúncia a 15 de março 2016, quando completou 75 anos de idade, em conformidade com o cânone 401 do Código de Direito Canónico.
Atualmente, o bispo emérito vive no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, no Patriarcado de Lisboa, mas vai presidir às celebrações da Semana Santa na igreja Matriz de Ponta Delgada.
O sítio informativo ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, informa que foram 11 personalidades e instituições que a autarquia de Ponta Delgada homenageou no Dia da Cidade, com a entrega de distinções honoríficas, numa sessão solene realizada este domingo.
O ‘Igreja Açores’ adianta ainda que foi ainda entregue o Diploma de Reconhecimento Municipal, a Medalha de Ouro do Município de Ponta Delgada, “a mais importante insígnia municipal”, entregue à Mãe de Deus – Associação de Solidariedade, ao serviço desde 15 de dezembro de 1855 pela ação do padre César Augusto Ferreira Cabido, entre outros distinguidos.
CB/OC