Açores: Bispo de Angra promove mudanças no clero e pede sentido de «envio permanente»

Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres tem novo reitor

Angra do Heroísmo, Açores, 26 jul 2016 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Angra (Açores), D. João Lavrador, publicou o decreto episcopal com nomeações para o ano pastoral 2016/2017, no qual pede aos membros do clero que vivam com um sentido de “envio permanente”.

D. João Lavrador sublinha que a diocese elegeu como prioridade da ação pastoral a atenção aos mais pobres e aos mais desprotegidos e excluídos social, cultural, económica ou religiosamente.

“O envio para anunciar a Boa Nova aos pobres, tal como afirma o Evangelho, torna-se força mobilizadora de toda a comunidade cristã e de modo muito particular dos sacerdotes” refere o prelado, num texto divulgado através do portal diocesano, ‘Igreja Açores’.

 “Socorrer as necessidades pastorais da diocese exige a consciência eclesial da prioridade dada à comunidade diocesana onde se manifesta a verdadeira Igreja de Jesus Cristo e deve fortalecer a unidade e a comunhão presbiteral”, acrescenta.

D.João Lavrador agradece a “generosidade de todos os sacerdotes” que se “revelou na disponibilidade daqueles que agora foram chamados a novos serviços na vida diocesana e na exigência pessoal de renovação permanente de cada um dos que continuam nas tarefas já habituais”.

Entre as nomeações de novos párocos e responsáveis de serviços diocesanos está ainda a do novo reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada, o cónego Adriano Borges, que sucede ao monsenhor Augusto Cabral.

“Com 42 anos de idade, o cónego Adriano Borges é um dos mais jovens reitores de sempre deste Santuário, o mais importante na Diocese de Angra”, adianta o portal ‘Igreja Açores’.

O novo reitor, até agora ecónomo diocesano, é natural da Ribeirinha, ilha de São Miguel, e tem uma licenciatura canónica em História Eclesiástica, na Universidade Pontifícia Gregoriana (Roma).

OC

Partilhar:
Scroll to Top