D. Armando Esteves Domingues destacou importância de acompanhar quem sofre
Ponta Delgada, Açores, 12 mai 2023 (Ecclesia) – O bispo de Angra presidiu hoje à Missa dos Doentes, a primeira grande celebração da festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, destacando a importância de acompanhar quem sofre.
“Não é fácil suportar os sofrimentos e incómodos, mas sentir-se acompanhado é uma graça, ainda mais, quando o Senhor nos prepara para a viagem definitiva até à Sua casa na eternidade. Saber acompanhar é também uma ciência” afirmou D. Armando Esteves Domingues, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
Dirigindo-se aos doentes, e aos seus cuidadores, o responsável sublinhou que no sofrimento e na ajuda ao próximo “há sempre uma cura”.
“Prestar serviços com amor é dar a vida pelo irmão e dar-lhe vida, ânimo, coragem. Quando servimos alguém, por amor, estamos apenas a fazer o que gostaríamos que nos fizessem. E, quando chegar a nossa hora, se precisarmos da caridade do nosso irmão, não nos sintamos humilhados” afirmou o bispo de Angra, citado pelo portal diocesano ‘Igreja Açores’.
Este sábado, D. Armando Esteves Domingues preside a uma Eucaristia no âmbito destas festas, no Hospital do Divino Espírito Santo.
As celebrações principais do Senhor Santo Cristo dos Milagres realizam-se entre hoje e domingo, incluindo a tradicional Missa campal e procissão solene.
‘Levanta-te’ é o tema e a imagem está ligada ao episódio bíblico da ressurreição do jovem filho da viúva de Naim, ligado ao lema e à mensagem do Papa para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
O programa inclui uma Missa dedicada aos jovens, a partir da meia-noite, na madrugada deste sábado, que vai ser presidida por D. Armando Esteves Domingues, refere o ‘Igreja Açores’.
As festas podem ser seguidas na página de Facebook do portal ‘Igreja Açores’ e as principais celebrações litúrgicas terão transmissão em diretor na RTP Açores e RTP Internacional.
OC
Açores: «Este culto ao Senhor Santo Cristo dos Milagres nunca vai acabar» – Cónego Adriano Borges